domingo, 27 de novembro de 2011

Estudo sobre o Papai Noel


Papai Noel



O papai Noel é mais um exemplo de ocultismo religioso inserido na tradição em nosso país. O bom velhinho assim conhecido, de barbas brancas e compridas, trajado de vestes vermelhas, e com um saco cheio de "presentes" sobre as suas costas. Atrai à atenção das crianças de todo país, tornado o natal para elas, a data mais importante e esperada do ano.
Travestido com essa indumentária ocultista, o natal que foi criado para celebrar o nascimento do menino Jesus, passou a ser a festa do papai Noel. A maioria das empresas e a das casas residenciais e até igrejas, são enfeitadas com apetrechos que evoca a idéia da figura do Noel, que se transformou em ícone do natal. Então, o que a principio foi criado com a intenção de relembrar o nascimento da pessoa mais importante que já pisou em solo terrestre: JESUS CRISTO - teen a sua essência substituída pela figura do "bondoso velhinho".
As crianças, que são inocentes, acreditam na existência de Noel, e passa então a se tornar adepta da idolatria desde cedo, mesmo, que sem saberem que o fazem. Isso ocorre devido ao excesso de atenção devotada a este ser inexistente, e ao prestigio que recebe durante os eventos natalinos.
Parece absurdo o que estamos mencionando; mais o mais absurdo é manter acesa essa camuflada forma de idolatrar ao Santo padroeiro da Rússia e Grécia, conhecido como São Nicolau. Até tomar a forma do então papai Noel, vejamos mais detalhadamente sobre a historia deste Santo padroeiro Europeu:
Padroeiro da Rússia e da Grécia São Nicolau tem erigido em sua homenagem milhares de igrejas pela Europa. A generosidade a ele atribuída granjeou-lhe a reputação de milagreiro e distribuidor de presentes, identificado em vários países com a figura mística do Papai Noel.
A Existência de Nicolau de Bari, ou Nicolau de Mira, nunca foi comprovada por documentos, mas supõe-se que tenha sido bispo de Mira, na Anatólia, no século IV. Preso em Roma pelo imperador Diocleciano, implacável perseguidor dos cristãos, teria sido depois libertado por Constantino o Grande e participado do primeiro Concílio de Nicéia. Sepultado em Mira, seus restos mortais foram roubados em 1087 e transladados a Bari, Itália. Aumentou então a devoção pelo santo em toda a Europa medieval e Bari transformou-se no mais procurado dos centros cristãos de peregrinação.
Depois da reforma, com a Europa convertida ao protestantismo, o culto do santo arrefeceu. Sua lenda, no entanto, foi levada por colonos holandeses à América do Norte, onde uma bondosa figura de velho tomou o nome de Santa Claus. Festejado em 6 de Dezembro, tem sua grande noite na véspera do Natal, quando premia com presentes as crianças.
A figura do Papai Noel passou por várias formas até chegar a que conhecemos atualmente. O velho gordo de barbas brancas, vestindo uma roupa vermelha em cima de um trenó é a ultima invenção.
(Fonte: CACP / Encyclopedia do Brasil publicações Ltda.).


Observando a lenda que originou a figura do então Papai Noel, fica fácil concluirmos que nutrir e dar vida a esta tradição, é ir de encontro à palavra de Deus. Que não permiti em nenhuma circunstância qualquer forma de idolatria. "Salmo 115".
O adversário fica contente em saber que o dia em que foi escolhido para se comemorar o nascimento de Jesus, tenha como anfitrião da festa, em substituição a pessoa de Jesus, o papai Noel. É agindo assim, sutilmente, que Satanás aos poucos tenta fazer com que Deus seja esquecido pela humanidade.
Que contribuição estamos dando para as pessoas conhecerem a verdade, e se afastem de todos estes males? Pense nisso!



Pb. Marlon Santos Sousa

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Estudo sobre a Atuação da Trindade na obra da Criação

 

Estudo Bíblico

A Atuação da Trindade

na obra da Criação

    

"Gênesis 1:6"

"E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas"

 

    Deus formou o homem à sua imagem Gn 1:27 "Criou Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus os criou"; Gn 2:7 "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente".

    A palavra HAJA, verbo haver na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo, é visto no primeiro capítulo do livro do Gênesis antecedendo toda criação. Deus dizia "haja" e tudo ia sendo formado conforme Sua palavra. Jesus e o Espírito Santo fizeram parte da obra da criação. A palavra "Verbo" que saia da boca de Deus, declara a participação de Jesus Cristo que no princípio era o verbo "palavra" de Deus. Conforme descrito no Evangelho de João 1:1 "No principio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, o Verbo "palavra" era Deus". E confirmado por Paulo na Carta aos Colossenses 1:16 "Porque nele [Jesus] foram criadas todas as coisas que há nos Céus e na terra, visíveis, e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam Principados, sejam Potestades, tudo foi criado por Ele e para Ele". E o Espírito Santo, teve a sua participação confirmada no livro de Jó 33:4 "O Espírito de Deus me fez [criou], e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida".

    

A atuação das três pessoas da trindade (o Pai, o Filho e o Espírito Santo) na criação do universo e de todos os seres vivos está expressamente revelada no livro de Salmos 33:6 quando nos diz: "Os Céus por Sua [Deus] palavra [Jesus] se fizeram, e pelo sopro [Espírito Santo "som ou fôlego"] de Sua boca o exército deles [o texto refere-se a todos os seres vivos que povoam a terra – os homens e os animais; e também aos seres angelicais que povoam os Céus]".

    Sem dúvida alguma, Deus-Pai, Filho e Espírito Santo, projetaram e formaram o ser humano; Que fica claro no livro do Gênesis quando o Deus Trino disse assim: cap. 1:26 "Façamos o homem à nossa imagem e conforme a nossa semelhança.... O verbo "fazer" nesta expressão está conjugado na primeira pessoa do plural do imperativo afirmativo, a prova de que mais de um, planejou e executou a obra da criação. E além disso, a palavra "façamos" neste contexto deixa os participantes deste ato num patamar de igualdade, uma prova real e notória de que a Trindade Santa deu origem ao homem e a todo o Universo.

    Sem necessitar de muito esforço fica fácil concluir, que de todos os seres criados, o homem foi formado de uma forma especial: O próprio Deus do pó da terra com suas próprias mãos criou um boneco e soprou em seus narizes fôlego de vida, e então o ser inanimado tornou-se um ser vivo, e muito mais, um ser especial, dotado de inteligência e sabedoria.

    Vale salientar, que o fato do homem ter sido formado à imagem de Deus, não significa ter os atributos de Deus, ser igual a Deus. O termo parecido ou semelhante significa que Deus lhe deu a capacidade de raciocinar, de pensar, sonhar, ter desejos, e de decidir entre escolher o bem ou o mal, e principalmente de amar. Faculdades existentes tão somente nos seres humanos, e que faz parte do caráter de Deus, daí o grande privilegio de termos herdado estas qualidades que lhes são peculiares.

    Nos capítulos 1 e 2 do livro do gênesis, fica claro que o homem foi criado por Deus para cumprir o Seu propósito de formar adoradores na terra; de estabelecer mordomos que possam cuidar de todos os demais seres criados – os animais e os vegetais; e principalmente o de gerar novas vidas através da procriação.

 

Conclusão:

A responsabilidade do homem como se vê, é tão grande quanto o privilegio de ter sido criado de uma forma tão especial e com as faculdades que não podem ser vistas em nenhum outro ser. Assimilar e assumir esta responsabilidade são a forma mais apropriada de expressar gratidão e louvor a Deus. É exatamente o que Ele espera de nós.

 

 

Pb Marlon S. Sousa