domingo, 31 de julho de 2011

Estudo sobre Cristo e a Igreja

Estudo Bíblico

 

O Monólogo da Sulamita

"Um prólogo sobre Cristo e a Igreja"

 

Texto: "Ct 2:8-14; 8:14"

 

 

 

Introdução

 

    O texto de Cantares 2, prefaz o relacionamento entre Cristo e a Igreja, retratado na figura da própria Sulamita e na de Salomão.

    A Igreja de Cristo é comparada ao um corpo, cuja cabeça é Cristo, e também a noiva do Cordeiro que é Jesus.

    Vemos neste texto bíblico, a presença de efeitos de metonímia e metáfora.

    A seguir veremos os significados dos versos que se seguem neste prólogo de Cristo e a Igreja.

 

Verso "8"

    A Sulamita diz ouvir a voz do seu amado, que está galgando os montes, pulando sobre os outeiros. Esta expressão da Sulamita faz referência ao que disse o profeta Isaías no capítulo 52:7 "Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina".

    Este versículo 7 de Isaías 52, fala sobre o Messias, que viria e anunciaria as boas novas da salvação. E que havia sido preeminentemente predito por Sulamita como o noivo da Igreja, tendo ela mesma o apresentado como seu amado, fazendo referência própria à Igreja. Isto é, ela representando a Igreja como a noiva do cordeiro.

 

Verso "9"

    A Sulamita faz diversas indicações a respeito de seu amado. Vejamos!

 

  • Gamo – Mamífero que pertence à família da gazela, corça. E era considerado como animal limpo; ligeiro e gracioso. Dt 14:5. O fato de ser limpo podia ser sacrificado em holocaustos. Gracioso por que atraia atenção das pessoas, e ligeiro porque tinha pouco tempo para agir (trabalhar). Tudo isso faz boa referência simbólica à vida e ministério de Jesus.
  • Detrás da nossa parede – Esta expressão pode indicar a divisão entre a terra e o céu. Ele do lado de lá e a Igreja do lado de cá. Como também o véu que separava o lugar santo, do santo dos santos, (Mt 27:51). O apóstolo Paulo escreveu em sua carta aos Efésios no capítulo 2:13,14 "Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio".
  • Olhando pelas janelas – Isso significa linha do tempo. Ou seja, o noivo estava olhando através do tempo o cumprimento de diversos fatos proféticos que precederiam a sua primeira vinda a terra, para inaugurar a sua igreja e preparar a sua noiva para o grande dia do casamento (bodas do cordeiro) II Co 11:2; Mt 26:29.
  • Espreitando pelas grades – Espreitar significa observar ocultamente. Então, Ele observava ocultamente o cumprimento das profecias do outro lado da grade, que quer dizer: limite - o cumprimento das profecias a seu respeito o limitava a se manifestar, só podendo ocorrer no tempo certo. Para cumprir os planos de Deus.

 

 

Versos "10,11"

    O noivo convida a sua noiva a se manifestar, uma vez, que o inverno passou e a chuva cessou e se foi. Estes versos revelam o noivo já tendo se manifestado, e Ele convida as pessoas a se converterem ao Reino de Deus, para formar a sua Igreja – à noiva. Cumprindo o que ela, a Sulamita disse no verso 8.

O convite do noivo para a sua noiva se levantar, foi explicado no verso 11, quando Ele fala sobre o inverno e a chuva que se foram, simbolizando a nova condição do homem, transformado e despido da condenação do pecado, por Cristo.

De fato o inverno passou e a chuva cessou. Agora, Ele veio formar e levantar a sua Igreja. A noiva, portanto, poderia levantar-se na terra e caminhar em direção a Cristo, o seu noivo.

Não é exatamente o que ocorre hoje! A Igreja caminha rumo ao céu para encontrar-se com o seu noivo "Jesus".

 

Verso "12"

    Neste verso a Sulamita diz que apareceram as flores na terra, e as aves puderam mostrar o seu canto, e a rola a sua voz. Significa que a alegria que estava oculta e adornada por muitos séculos tornara-se possível. Isso sempre ocorre após um período de tempestade, quando o sol começa a aparecer, as flores desabrocham, as aves exibem os seus cantos e procuram os melhores lugares para abrigarem o seu ninho.

O verso indica também que Jesus, tendo cumprido o seu ministério sacerdotal, através do sacrifício vicário para a salvação da humanidade, assume outra posição, o de noivo desposado. Ele disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também". (Jo 14:2,3).

    Estes versículos revelam que Jesus voltará para buscar a sua noiva para o casamento. Este período em que a noiva (Igreja) fica se preparando e aguardando o noivo para o casamento, é chamado de desposar.

Esta fase de desposados era tão importante para o povo de Israel quanto à de casados. O compromisso de fidelidade tinha o mesmo peso, de sorte que, se a mulher traísse o homem seria apedrejada até a morte e ele teria o direito à carta de divórcio, a liberdade para ficar noivo com outra pessoa. Dt 22:23, 24: "Se houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade e se deitar com ela, então trareis ambos a porta da cidade, e os apedrejareis, até que morram...". Mt 1:19; Os 2:2 "...porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido...".

Como desposada de Cristo, a Igreja precisa ser fiel a seu noivo. Enquanto estamos aqui como igreja, nos preparando para a chegada do noivo, Ele está preparando tudo lá no céu para as bodas do casamento. Segundo escreveu Jeremias no capítulo 8:7, as rolas são pássaros de arribação, que quer dizer: aquele que observa o tempo e procurar o melhor lugar para formar o seu ninho para a procriação. Expressão favorável para exemplificar o cuidado de Cristo como noivo desposado, em preparar o melhor lugar para abrigar a sua noiva, futura esposa.

 

Verso "13"

    Este verso relata a segunda chamada do noivo para a sua noiva. Nele, contém duas figuras tipologicas que tem um signicado indicativo, de que o noivo está prestes a vir buscar a sua noiva. O tempo de desposo está chegando ao fim. Vejamos!

  • Figueira – A figueira simboliza a nação de Israel. Jesus disse que quando os ramos da figueira se tornarem tenros e brotarem as folhas, sabei que está proximo o verão. Uma indicação de sua vinda. Porque o verão só é possivel com a presença do sol, e o sol tipifica Jesus como o sol da Justiça. Esta palavra profetica de Cristo, teve seu cumprimento inicial em 1948 d.c. quando Israel se tornou nação independente. Os ramos que estavam secos renovaram e produziram frutos (o ajuntamento do povo vindo de todas as nações para a então Israel).
  • Videira – A videira simboliza Jesus. Ele próprio disse: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador" (Jo 15:1). Neste verso 13 de cantares, a vide estava em flor e exalavam o seu perfume. Isso pode indicar o fruto da vide se projetando no mundo. Isto é, o crescimento do evangelho na terra. O Cristianismo que começou no primeiro século, timidamente, hoje é a maior religião do mundo com aproximadamente dois bilhões de seguidores, o equivalente a 1/3 da população mundial. Esta parte do prólogo da Sulamita sinaliza a proximidade da vinda de Jesus. Tendo em vista, que a flor da vide que é a igreja, está exalando o seu perfome em todo o mundo.

     

     

Verso "14"

O verso 14 conclui com os ultimos acontecimentos que serve de sinal para a Igreja, os quais ditos por Salomão, presentando o diálogo do noivo (Cristo) com a sua noiva (a Igreja). Neste verso há um simbolismo muito profundo. Vejamos!

 

  • Pomba – Aqui a noiva é apresentada como uma pomba. A pomba é também símbolo do Espirito Santo. E dentro tantos significados, um se destaca, a pureza. Portanto, aqui a noiva está pura, pronta para o casamento.
  • Anda pela fenda dos penhascos – A pomba se agrigava no alto do penhasco na fenda das rochas. Seria coincidência o fato de Jesus ser apresentado como a rocha principal, a pedra em cuja igreja seria edificada? (Mt 16:18; Mc 12:10). Isto revela que a Igreja, ou seja, a noiva está abrigada na rocha que é Jesus.
  • No esconderijo das rochas escarpadas – A palavra escarpada significa feita a mão. Isto é, o escoderijo era em pedras talhadas a mão. Isso pode indicar desespero e condição de ter que está se encondendo nas rochas, para se afastar da condição social que permeia no mundo pós-moderno, que se opôs a Deus, em suas maneiras de agir e viver. E que indiretamente oprime a Igreja.
  • Mostra-me o teu rosto, faze-me ouvir a tua voz – Aqui o noivo reconhece que esconder-se nas rochas escarpadas, que não é mesma que representa Jesus, é um lugar inadequado para sua noiva viver. Daí, Ele pede a sua noiva que clame pelo seu nome, e mostre o seu rosto, porque a hora é chegada do encontrou triunfal, para as bodas do casamento.

 

Verso "14" do número 8 do livro de cantares

No verso 14 do número de 2 de cantares, o noivo pede a sua noiva que clame por Ele. No verso 14 de cantares 8, a noiva cansada e fadigada, e cheia de anseio pelo seu noivo, clama: "Vem depressa, amado meu, e faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes dos aromas".

 

 

 

 

 

Conclusão

 

    Como vimos, o prólogo de Sulamita retrata muito bem a simbologia do noivado e casamento entre Cristo e a Igreja. Além é claro, de nos trazer uma visão escatológica a respito do fim da fase do desposório de Cristo com a Igreja. Ou seja, indica fatos que marcariam o início do casamento entre os noivos, que será no arrebatamento da Igreja. Sendo o seu maior destaque a pressão da liberalidade e do relativismo moral que o mundo está tentando exercer sobre a Noiva de Cristo.

    Bom! É confortador saber, que tanto nos versos 14 de cantares 2 quanto em cantares 8, o anseio de ver o rosto dos nubentes, são mútuos. Tanto Cristo quer ver pessoalmente a sua Noiva, Quanto a Igreja quer ver o seu Noivo. Isto é uma realidade literal. E quando digo: ser confortador! É porque o noivo quer vir logo buscar a sua noiva para vê-la de perto. O que significa que Ele não tardará.

 

    Deus abençoe a todos!

 

 

 

 

Pb Marlon Santos Sousa

Nenhum comentário: